A Swiftkey é uma empresa responsável pela forma como digitamos nos teclados de nossos smartphones. Recentemente, ela divulgou um relatório completo sobre o uso de emojis pelo mundo. A resposta é um pouco surpreendente, apesar dos vídeos de gato dominarem a internet mundial, é justamente no Brasil o lugar onde os bixanos são mais populares. Apesar disso, o emoji campeão aqui (e em quase todo mundo) é a clássica carinha sorrindo.
Entre os outros destaques brasileiros depois dos felinos, estão os emojis religiosos. Eles compreendem 1,1% do total de figuras enviadas, sendo o dobro da média, seguida pela categoria musical, com 0,82% de envio – muito superior à média de 0,39%. Por fim, o último destaque fica por conta das luas com um índice de 0,56% contra 19% da média.
Um dos resultados mais legais da pesquisa acabou sendo o francês, tanta vezes chamada de língua do amor. Aparentemente o estereótipo é real, uma vez que quem se comunica em francês usa quatro vezes mais emojis de coração do que as pessoas de outras línguas, o único falar ocidental onde a carinha feliz não é campeã absoluta. Os Estados Unidos utilizam mais temas LGBT que os demais, eles também são muito versáteis em seu uso de imagens, empregando mais emoticons de categorias variadas, incluindo crânios, bolo de aniversário, fogo, tecnologia e carne.
Vocês sabem que desenhar formas humanas é um problema para vários seguidores da religião islâmica, uma possível consequência disso é que os falantes de árabe usam quatro vezes mais flores e plantas que a média global. Já a Austrália parece mesmo ser uma terra de diversão, ela emprega o dobro de emojis alcólicos e 65% a mais com temas de drogas, junk food e temas de lazer.
Este foi o primeiro relatório do tipo produzido pelo Swiftkey, que avaliou os emojis usados entre outubro de 2014 e janeiro de 2015. A instituição escolher restringir seu estudo as 16 línguas/variações linguísticas com o maior número de usuários no Globo.
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