A Microsoft anunciou a atualização do seu sistema operacional, o Windows 10, no final de setembro de 2014 e, desde então, deixou seus usuários ansiosos para conhecer as novas ferramentas que estão por vir. A versão Technical Preview já está disponível para computadores, e a boa notícia é que a versão touch, para dispositivos móveis com telas sensíveis ao toque, estará disponível já nos próximos meses, também para testes. Foi o que informou o executivo da Microsoft para a divisão do Windows, Joe Belfiore, durante o evento TechEd, na Europa. A conferência de TI acontece em Barcelona, na Espanha.
Microsoft disponibilizará Windows 10 para testes em breve.
Durante o evento, Belfiore mostrou algumas novidades do Windows 10 e revelou que a previsão é que isso aconteça até o final de 2014 ou logo no início de 2015. Os novos recursos de toque do Windows 10 touch estarão disponíveis através do programa Technical Preview, que permite aos usuários contribuir com críticas e novas ideias.
O Windows 10 para dispositivos touch traz a funcionalidade Continuum, uma forma de alternar entre as interfaces e ambientes sensíveis ao toque ou não. O novo recurso foi construído especificamente para dispositivos como o Superfície Pro 3 ou Lenovo Yoga Pro, que permitem que os proprietários alternem entre as interfaces e modos de toque e notebook tradicional.
A desenvolvedora de softwares prometeu revelar mais recursos da atualização nos primeiros meses do próximo ano, junto ao lançamento da versão que vai rodar em celulares e tablets. O novo Microsoft Office 16 também chega ano que vem, otimizado para dispositivos móveis e gagdets touchscreen.
O Windows 10 otimizado para telas touch deve substituir o Windows Phone e o Windows RT (versão móvel do Windows 8) para tablets, smartphones e híbridos baseados em chips móveis da ARM.