domingo, 1 de março de 2015

PlayStation 2: relembre os acessórios mais populares do console

O PlayStation 2 foi um dos consoles de maior sucesso no mundo todo. Com mais de 150 milhões de unidades vendidas ao redor do globo, o aparelho vendeu também uma série de acessórios – alguns curiosos e outros nem tanto. Entre guitarras, cartões de memória e até uma serra elétrica, o console serviu de casa para alguns extras bem interessantes. Relembre os principais.
PS2, console de grande sucesso, recebeu uma série de acessórios (Foto: Divulgação)PS2, console de grande sucesso, recebeu uma série de acessórios (Foto: Divulgação)
EyeToy
A EyeToy foi a primeira câmera da Sony para seus videogames modernos. Muito antes da PS Eye e da atual PlayStation Camera, a EyeToy foi lançada no PS2 como uma câmera capaz de se comunicar com jogos de “realidade virtual” e colocar o jogador dentro desses mundos.
EyeToy (Foto: Divulgação)EyeToy (Foto: Divulgação)
A EyeToy obteve certo sucesso nos Estados Unidos e Europa, onde teve alguns jogos lançados, entre eles títulos de grandes personagens, como Sonic, e também jogos de empresas que viriam a fazer sucesso anos mais tarde, como a Harmonix, autora do futuro Rock Band. A câmera até que funcionava bem, com uma boa captura, mas poucos games conseguiram destaque e ela nunca passou de ser um acessório obscuro do PS2.
Memory Card
Pode parecer estranho listar o Memory Card aqui, mas pense que hoje temos uma geração de jogadores mais novos, que sequer pensam neste conceito. Os atuais consoles utilizam memória interna, discos rígidos de grande capacidade, e já dispensaram cartões de memória há algum tempo.
Memory Card do PS2 (Foto: Divulgação)Memory Card do PS2 (Foto: Divulgação)

Além disso, o antigo Memory Card do PS2 tinha capacidade de apenas 8MB em sua configuração padrão. Isso servia para salvar apenas seu progresso nos jogos e não os games em si. Além disso, se você fosse levar o console para outro lugar, era preciso carregar consigo sempre o Memory Card para acompanhar seu progresso salvo – caso contrário, não seria nem mesmo possível salvar seus futuros progressos.
Tela LCD
O PS2 teve diversas telas de LCD lançadas, algumas oficiais, outras feitas por parceiros da Sony. A tela era, basicamente, um visor portátil que se encaixava por cima do aparelho e servia como uma pequena televisão, para jogar seus games onde quiser.
Tela de LCD do PS2 (Foto: Divulgação)Tela de LCD do PS2 (Foto: Divulgação)
É claro que a tela não era muito prática para carregar por aí e nem era em alta definição na época. Mas era curioso pensar que ela tornava o PS2 um “portátil”, mesmo anos antes do PSP, o primeiro portátil da Sony, estrear nas lojas.
Instrumentos musicais
Esses não são tão raros assim, e nem tão curiosos, já que estão presentes em consoles mais recentes, como PS3 e Xbox 360. Contudo, saiba que a moda de controles em formato de instrumentos musicais nos consoles começou no PS2 e não foi com Guitar Hero.
Instrumentos de Rock Band e outros (Foto: Divulgação)Instrumentos de Rock Band e outros (Foto: Divulgação)
O PS2 já havia recebido alguns jogos musicais no Japão, entre eles as séries Guitar Freaks, Drum Mania e até mesmo a série Taiko no Tatsujin, com tambores, que ficou somente por lá mesmo. Anos depois, claro, tivemos Guitar Hero e o primeiro Rock Band, com instrumentos mais avançados, e que popularizou o gênero para o grande público.
Serra de Resident Evil 4
Resident Evil 4 foi um jogo exclusivo do GameCube durante muito tempo, mas, depois que saiu em outras plataformas, veio com pompa. No PS2, ele veio acompanhado de um controle no formato de serra elétrica, da mesma forma que ocorreu no console da Nintendo.
Controle de serra do PS2 (Foto: Divulgação)Controle de serra do PS2 (Foto: Divulgação)
O bizarríssimo controle era pouco funcional, mas muito bonito. Apesar de gigantesco e pesado, ele era imponente e acompanhava ainda uma caixa personalizada de acrílico, que mostrava o conteúdo de seu interior. Na prática, ele era um controle DualShock 2 normal, mas com um visual bem espalhafatoso.
Espada de Onimusha 3
E por falar em controles… Muito antes do Wii, o PS2 recebeu um controle com sensor de movimentos. Era um DualShock 2 em formato de espada, com sensor embutido e com comandos clássicos presentes em sua “bainha”.
Controle em formato de espada (Foto: Divulgação)Controle em formato de espada (Foto: Divulgação)
O controle em formato de espada era exclusivo do jogo Onimusha 3, produzido pela mesma Capcom de Resident Evil 4, e foi lançado com uma edição especial e opcional do game. Durante a aventura, ao balançar a “espada controle” no ar, o personagem na tela fazia a mesma coisa com sua arma de corte. Inovador e adiante de seu tempo, mas extremamente curioso.
GunCon
Hoje temos uma série de controles com sensor de movimentos presentes no mercado, incluindo para jogos de tiro, mas o PS2 foi a casa de uma série de lançamentos do tipo. A marca de armas GunCon, produzida em sua maioria pela até então Namco, foi a mais popular no console.
GunCon 2 (Foto: Divulgação)GunCon 2 era uma arma com sensor de movimento e mira especial para a TV (Foto: Divulgação)
A GunCon era uma arma com sensor de movimento e mira especial para a TV e voltada para a série de jogos Time Crisis, muito popular nos fliperamas e também no PS2. No entanto, o acessório também era compatível com outros games, como Resident Evil, Dino Stalker e Virtua Cop. A GunCon, na verdade, nasceu no PSOne, mas evoluiu para a GunCon 2 no PS2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário