sábado, 28 de fevereiro de 2015

História do SSD: conheça a origem da tecnologia que substituirá os HDs

O SSDs (disco de estado sólido, em português) estão se tornando componentes fundamental para quem deseja maior tamanho de armazenamento e rapidez no computador. A tecnologia, cotada para substituir os HDs, usa material sólido para o transporte de sinais elétricos entre transitores.
SSD T1 (Foto: divulgação)O SSD T1, da Samsung, tem capacidade de 1 TB (Foto: Divulgação/Samsung)

Mas a tecnologia não é tão nova quanto parece. O computador Psion MC 400, lançado em 1989, já trazia SSD em sua composição. Na verdade, eram quatro SSDs que poderiam ser removidos (mais ou menos como um disquete) e poderiam ser comprados e combinados até 8MB, uma inovação para a época.
Como o armazenamento é realizado em um ou mais chips de memória, há economia no consumo de energia, já que não é necessário alimentar motores ou componentes. Além disso, por não ter peças móveis, o SSD é totalmente silencioso – o que não ocorre nos HDs.
SSDs podem chegar a armazenamento de 10TB (Foto: Divulgação)SSDs podem chegar a armazenamento de 10TB (Foto: Divulgação/Intel)
Está assustado com tantas vantagens? Você já usa SSDs, só não sabia. Por usar memória flash, o tempo de resposta dos SSDs são menores do que um HD, por isso já são utilizados, por exemplo, em câmeras fotográficas para agilizar o tempo de resposta das fotos e aumentar o espaço de armazenamento.
As inovações não param por aí. A tendência de substituição dos SSDs chegaram, inclusive, a empresas que não são do ramo de tecnologia. A Victorinox, companhia especializada em canivetes, lançou canivetes com SSDs que parecem com pen drives.  A mobilidade chegou, também, para a VisionTek, que lançou a tecnologia em formato de pen drive (disponível em 120 ou 240GB), que permite o armazenamento até de um sistema operacional inteiro.
Canivete inova com SSD (Foto: Divulgação)Canivete inova com SSD (Foto: Divulgação/VisioTek)
A sede por mais espaço de armazenamento está trazendo ao mercado opções como a da Intel, que está criando SSDs com capacidade de até 10TB. É a Intel, também, que desenvolveu a primeira tecnologia que permite o overclock (aceleramento do dispositivo para melhorar seu desempenho) nos SSDs.
Em uma época em que todos pedem um pouco mais de privacidade, o SSD também não poderia estar de fora. A SecureDrives acaba de lançar um dispositivo que permite apagar informações a distância, por SMS. Chamado Autothysis128t, o componente também tem a opção de bloquear o sistema GSM se alguém tentar acessar muitas vezes.
SSD permite apagar informações por SMS (Foto: Divulgação)SSD permite apagar informações por SMS (Foto: Divulgação/SecureDrives)
Ou seja, todas as inovações e pesquisas das empresas de tecnologia caminham para que os SSDs se tornem a tecnologia mais comum para armazenamento de dados. Os contras são totalmente contornáveis: eles ainda são muito mais caros do que os HDs, mas conforme se tornem mais comuns, devem ter preços mais atrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário