terça-feira, 28 de abril de 2015

LG lança G4, smartphone top com visual diferenciado e supercâmera

LG G4, um smartphone diferente. É assim que a empresa sul-coreana quer comercializar seu mais novo top de linha, que foi apresentado nesta terça-feira (28) em um evento para a imprensa na cidade de Nova York. Com visual arrojado, interno e externo, além de uma combinação de especificações técnicas avançadas, ele chega com tudo ao mercado dos smarts high-end, não devendo nada para Galaxy, iPhone e outros concorrentes.
LG G4 chega para concorrer com iPhone 6, Galaxy S6 e demais tops do mercado (Foto: Divulgação/LG)LG G4 chega para concorrer com iPhone 6, Galaxy S6 e demais tops do mercado.
Juno Cho, presidente e CEO da LG Electronics Mobile Communications, subiu ao palco para apresentar o G4 dando algumas "alfinetadas" no mercado, dizendo que hoje todos os smartphones parecem iguais. Segundo ele, porém, a LG ouviu os usuários para que pudesse fazer um gadget diferente. Não necessariamente o que tem mais números nas especificações, mas sim a melhor experiência para eles. "Estou muito feliz em lançar um aparelho realmente incrível", disse o executivo.
E a primeira "mudança" que o G4 propõe é visual. Ele tem uma pequena curvatura, no corpo inteiro do telefone, para facilitar o "grip" do aparelho. Segundo a LG, isso garante ainda 20% mais durabilidade do gadget. Além disso, ele tem uma espessura um pouco maior do que os novos tops de linha, para ter uma bateria maior, de 3000 mAh, que vai poder ser removida - um pedido dos usuários, de acordo com a companhia. 
G4 traz uma traseira de couro como atrativo no design (Foto: Divulgação/LG)G4 traz uma traseira de couro como atrativo no design.
A grande inovação, no entanto, é o revestimento em couro de alta qualidade na traseira do aparelho. E com direito a um "tratamento" que faz com que o material seja tão bonito como o de acessórios e roupas, mas ainda mais duradouro. O usuário ainda pode alterar as suas traseiras, variando suas cores. Também há versões de plástico do modelo, mais tradicionais, porém com um acabamento premium. E, claro, os famosos botões traseiros do G2 e do G3 seguem lá.
Câmera profissional
Ainda na parte traseira do telefone, está um de seus grandes destaques: sua câmera, a Laser Cam F1.8. Com autofoco laser 0.276, ela leva apenas 0,6 segundos para disparar e tem abertura f 1.8, com 80% mais brilho do que os modelos tradicionais, além de sensor de imagem 40% maior que o dos rivais.
Ela conta também com estabilizador OIS 2.0, duas vezes melhor que seu antecessor, e o primeiro sensor de espectro de cor do mundo, reconhecendo a luz e os objetos para fazer imagens com mais qualidade e balanceamento de cores. Sem falar no modo manual, com controle total das propriedades de disparo. Ou seja, é uma câmera equipada para realmente ser um diferencial positivo para o modelo.
Ele tem ainda salvamento de fotos em RAW, disparo da câmera com dois toques no botão traseiro, tudo isso com 16 megapixels para fotos e também gravação de vídeos com qualidade 4K. E a câmera frontal, 8 megapixels para selfies e uma otimização nos comandos gestuais para ativar os disparos.
LG G4 (Foto: Divulgação/LG)LG G4 tem design levemente curvado e especificações de top de linha.
Experiência visual inteligente
Para exibir essas imagens com toda essa qualidade, a LG criou o IPS Quantum Display, com reprodução de cores 20% melhor, graças a um novo tipo de cristal líquido que faz o brilho da tela também aumentar, em 25% o brilho do display. O contraste chega a ser 50% mais eficiente, e a tecnologia também permite a adoção de uma tela mais fina.
"Não precisávamos dos maiores megapixels ou resolução. Fizemos inovação em um nível totalmente diferente. Nossa câmera captura como nunca antes. É o que mais se chega perto ao que vemos com os olhos nus. Essas imagens são mais vivas ainda com o nosso novo display IPS Quantum", afirmou o presidente.
LG G4 tem diversas opções de cores e pode ter couro ou plástico na traseira (Foto: Divulgação)LG G4 tem diversas opções de cores e pode ter couro ou plástico na traseira.
E a experiência do usuário neste display do G4 também foi destacada pela LG no evento, com a nova UX 4.0 por cima do Android 5.0. Ela tem recursos interessantes, como linha do tempo de fotos, um app único para notificações e widgets, sincronização de conteúdo de apps com calendário, além de 100 GB extras de Google Drive por dois anos.
Todos os apps básicos do Google também estão pré-instalados, além de uma parceria com a Volkswagen para integrar o telefone aos veículos da marca. Segundo Frank Lee, diretor da LG Mobile Communications nos Estados Unidos, estas são mais provas para mostrar que o foco do G4 foi usar a tecnologia para beneficiar o usuário.
O LG G4 terá novo display QHD, processador 64 bits e tampa traseira personalizável (Foto:Reprodução/@evleaks) (Foto: O LG G4 terá novo display QHD, processador 64 bits e tampa traseira personalizável (Foto:Reprodução/@evleaks))O LG G4 é a aposta da empresa para concorrer com os rivais em 2015.
Especificações e disponibilidade
A tela do LG G4 tem 5.5 polegadas, com resolução de 2560 x 1400 pixels, ou seja, 534 ppi. Ele é equipado com processador Snapdragon 808 X10, que permite capturar vídeo em 4K e inclui performance gráfica 20% mais rápida do que a do G3. O chip é um hexa-core 64-bit - com 1,8 GHz, e o smart tem também GPU Adreno 418.
Além disso, ele tem um slot para cartões de memória microSD com impressionante capacidade de até 2TB. O gadget roda com 3 GB de RAM, é compatível com uma capa com abertura na frente, a Folio Case, como já havia para o G3, e terá integração total com os novos relógios inteligentes da empresa, o LG G Watch Urbane.

Se você gostou do que viu, porém, tenha um pouco de calma. Ainda não há informações sobre preço e disponibilidade do G4, no Brasil e no mundo. Não falou-se disso no evento, e nem mesmo no site da LG há detalhes do gadget. Somente uma mensagem de que ele será vendido "em breve".

Sony Xperia Z4 pode ser chamado de Xperia Z3+ no resto do mundo

Se você acompanhou no anúncio oficial do Sony Xperia Z4, provavelmente ficou surpreso ao descobrir que, pelo visto, o smartphone seria uma exclusividade nipônica. Mas parece que isso tem explicação: de acordo com o Xperia Blog, a empresa pretende lançar o aparelho com outro nome, por aqui – mais exatamente, com o título de Xperia Z3+.
As informações surgiram nos papéis de um case feito para o novo smartphone – em seus dados, o smartphone é descrito como “Xperia Z4/Z3+”. E por que a empresa faria algo assim? O motivo seria a pouca diferença do Z4 para o Z3: para evitar críticas com um lançamento que traz tão poucas melhorias, a ideia seria anunciar o aparelho globalmente como sendo apenas um upgrade menor do Z3.
É claro que isso não é exatamente uma confirmação quanto à existência do Xperia Z3+, mas não há como negar que uma abordagem como essas tem certo sentido (embora ela prometesse gerar certa confusão com relação ao Xperia Z4). Seja como for, é melhor não tomar isso como garantido e esperar um anúncio oficial da Sony sobre o assunto.

Filmagens de Vingadores 3 e 4 começam em 2016 e podem durar 9 meses

Em entrevista ao site Esquire, o ator Chris Evans, que vive o Capitão América no universo cinematográfico da Marvel, revelou alguns detalhes importantes sobre a produção dos próximos filmes em que estará interpretando seu mais conhecido personagem. Além de dizer quando devem começar as gravações de Capitão América 3: Guerra Civil, Evans compartilhou os planos de filmagem para Vingadores 2 e 3, intitulados, respectivamente, Guerra Infinita – Parte 1 e 2.
Capitão América no cartaz de Vingadores: Era de Ultron, que estreou no último final de semana nos cinemas brasileiros. Fonte da imagem: Divulgação/Marvel
Capitão América no cartaz de Vingadores: Era de Ultron, que estreou no último final de semana nos cinemas brasileiros. Fonte da imagem: Divulgação/Marvel“Começamos a filmar [Capitão América: Guerra Civil] em algumas semanas e, então, o filme terá gravações até agosto, mais ou menos. Agosto ou setembro”, disse o ator sobre o seu próximo longa metragem da Marvel.
E, claro, já há planos para as próximas duas grandes reuniões dos Vingadores: “Começamos a filmar Guerra Infinita acho que em algum momento do terceiro trimestre, no outono ou inverno [de acordo com o hemisfério norte] de 2016”.
E completa com a informação de que as gravações dos dois longas-metragens, que serão feitas em sequência, devem durar nove meses no total.
Comentando sua agenda lotada, que se ajusta totalmente em função dos blockbusters da Marvel, o Capitão América revela: “Sabe, você tem que planejar [tudo] em torno das responsabilidades com a Marvel. Você tem que fazer isso”.
Sobre o tempo que terá livre entre o fim das gravações do terceiro filme do Capitão América e começo do trabalho nos próximos dois Vingadores, Evans diz que ainda vai decidir se atuará ou dirigirá outro longa-metragem ou se vai apenas relaxar e curtir a vida.
Capitão América: Guerra Civil tem estreia marcada para maio de 2016, enquanto Vingadores: Guerra Infinita – Parte 1 e 2 estreiam, respectivamente, em maio de 2018 e maio de 2019 nos cinemas.

Ele está chegando! Fotos mostram embalagem e especificações do LG G4

 Um dos vazamentos mais comuns no dia em que um novo gadget será revelado não diz respeito ao aparelho em si, que nesta altura do campeonato já teve fotos divulgadas em todos os ângulos. Estamos falando da caixa ou embalagem do produto — e é exatamente este o caso do LG G4.
O novo smartphone da LG, que será revelado ao meio-dia desta terça-feira (28), teve fotos da caixa em que será vendido pelo site UnderKG. A primeira imagem revela como a embalagem é minimalista, com a cor branca predominante e o nome do dispositivo em dourado.
Na segunda foto, um anexo à embalagem revela algumas especificações técnicas do aparelho, confirmando vários rumores recentes sobre o smartphone. Ele terá mesmo uma câmera de selfie de 8 MP, além de uma traseira de 16 MP e f/1.8, como havia sido divulgado oficialmente. A bateria de 3.000 mAh e a tela IPS Quad HD de 5,5" também constam na publicação.
O LG G4 será revelado ao meio-dia de hoje (28). O TecMundo fará a cobertura ao vivo do evento, clique aqui para já ficar de olho no que a fabricante está preparando.

Fotos dos bastidores de X-Men: Apocalypse revelam Ciclope, Jean e Jubileu

Começaram ontem as filmagens de X-Men: Apocalypse, terceira parte da trilogia atual dos mutantes, dando continuidade à narrativa de X-Men: Primeira Classe e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, e surgiram as primeiras fotos dos bastidores da produção!
Podemos notar que o diretor Bryan Singer começou a rodar o filme com os personagens Ciclope, Jean Grey, Noturno e Jubileu, usando roupas de passeio e não seus uniformes de X-Men. Será que essa sequência se passa antes de entrarem para a equipe de Charles Xavier?
Apesar disso, podemos ver que Ciclope já usa seu visor, e Noturno tem um visual bastante similar aos quadrinhos. Porém, nada de Tempestade, Psylocke ou Anjo, os outros novatos que ainda estão por estrear nesta nova trilogia mutante.
Ontem, vimos também a primeira imagem oficial de Noturno.
O diretor Bryan Singer ainda aproveitou para postar uma imagem em que aparece à frente do cartaz de Star Wars: Episódio VI - O Retorno do Jedi nos cinemas. O filme foi lançado em 1983, ano em que veremos os mutantes em ação neste novo longa-metragem.
X-Men: Apocalypse tem previsão de lançamento para maio de 2016.

Easter-egg: Jarvis, o mordomo do Homem de Ferro, existe dentro da Siri

Você muito provavelmente conhece a Siri, assistente pessoal de gadgets que rodam o iOS. Também está familizariado com o simpático Jarvis, a inteligência artificial que serve de mordomo para o Homem de Ferro (e tem papel importante em "Os Vingadores 2 - A Era de Ultron") , batizado em homenagem ao funcionário do pai do herói, Howard Stark, em "Agente Carter". O que pode ser novidade é que ambas as criações estão muito relacionadas na vida real.
Em um encontro em Cupertino, na Califórnia, engenheiros da Apple revelaram que a assistente pessoal utiliza a plataforma Apache Mesos para funcionar. Essa ferramenta de código aberto foi desenvolvida na Universidade de Berkeley e permite que aplicativos lidem com data centers imensos de forma eficiente e dinâmica, sem pifar ou apresentar lentidão.
A atualização de serviços fica ainda mais fácil com o Mesos, pois envia as mudanças como se não estivesse lidando com milhares de dispositivos. Ele ainda seleciona a melhor forma de executar determinadas tarefas, de acordo com os recursos daquele data center. Foi com essa plataforma que o Twitter acabou com o velho "erro da baleia" que aparecia na rede social e finalmente virou um site estável.
Siri. Ou Jarvis?
Até aí, nenhuma relação, certo? Em seguida, a Apple revelou o nome que essa versão personalizada do Mesos recebe na Siri: J.A.R.V.I.S.. Na verdade, o nome é uma sigla para Just A Rather Very Intelligent Scheduler ("Apenas um Agendador Bastante Inteligente", em tradução livre), enquanto o Jarvis de Tony Stark utiliza "System" (ou "Sistema") como significado para a última letra.

Novo top de linha da Xiaomi, o Mi5 deve ter tela QHD de 5,2 polegadas

O próximo top de linha da crescente fabricante chinesa Xiaomi, o Mi5 tem seu anúncio oficial esperado somente para o inverno, mas algumas supostas imagens reais e testes de benchmark do aparelho já vazaram na internet. Além disso, informações postadas por um blogueiro chinês na rede social oriental Weibo também revelaram algumas das prováveis especificações do dispositivo de ponta.
Segundo rumores, o Xiaomi Mi5 virá com uma tela de 5,2 polegadas com resolução Quad HD (2560x1440 pixels) e contará com um processador Snapdragon 801 e nada menos que 4 GB de memória RAM. Outras especificações também são interessantes, como uma câmera traseira de 16 MP com tecnologia de estabilização OIS, um leitor de digitais na tecla central e uma bateria com um mínimo de 3.000 mAh de capacidade.
Esses boatos, no entanto, continuam em grande parte baseados em especulações, já que o blogueiro confirma apenas a tela de 5,2 polegadas com resolução QHD. Caso o benchmark visto nas imagens acima seja real e as especificações se confirmem, o Mi5 certamente não será um aparelho modesto – o que é uma ótima notícia, já que a Xiaomi é conhecida por seus preços baixos. E você, o que acha da novidade? Deixe sua opinião nos comentários.

App promete esfriar a bateria do seu celular sem mexer nas suas conexões

Nesses tempos de celulares com cada vez mais funções e componentes cada vez menores, travamos uma batalha diária para manter o telefone com carga na maior parte do dia. Diversos programas, funções e conexões rodando em segundo plano fazem com que mesmo as baterias mais generosas aqueçam e durem pouco.
Coolify é um app que veio especificamente para resolver esse problema de aquecimento. Ele utiliza algoritmos que aperfeiçoam cerca de 80 valores no sistema, entre bateria e porcentagem de CPU utilizada por tarefas secundárias, por exemplo.
O código do aplicativo foi escrito justamente para melhorar a performance de gráficos, bateria, CPU e sistema operacional através de diversos ajustes e ferramentas pensadas para esse fim. É importante salientar que o programa, apesar de semelhante, não é exatamente um booster app ou um economizador de bateria, como tantos outros que já existem no mercado.
Ele unicamente resfria a bateria, e como consequência disso, a duração da carga se estende, mas a intenção é um melhor funcionamento do sistema como um todo. A proposta aqui é que não seja mais necessário interromper as diversas conexões que você costuma usar para melhorar a performance do celular.
O desenvolvedor, no entanto, não deu maiores detalhes de como exatamente o processo todo acontece. Coolify pode ser baixado de graça em qualquer dispositivo Android com versão igual ou superior a 4.0 e é necessário que o aparelho tenha acesso root para o app funcionar.

Instagram lança três novos filtros e hashtags agora podem ter emojis

Instagram acaba de adicionar três novos filtros ao seu catálogo: Lark, Reyes e Juno. Os novos efeitos chegam após o grande sucesso dos filtros lançados em dezembro do ano passado e das recentes funções Color & Fade. O update também incluiu a capacidade de colocar emojis nas hashtags, que ficarão mais curtas e ainda mais divertidas, segundo a rede social de fotos que faz parte do Facebook.
Instagram agora aceita emojis como hashtags (Foto: Reprodução/Instagram)Instagram agora aceita emojis como hashtags.
O Lark tira a saturação de tons de vermelho, preenchendo-os com azul e verde. Reyes traz um visual empoeirado e vintage, enquanto Juno matiza tons verdes e destaca cores quentes e branco, dando um visual mais brilhante às fotos. 
Este último foi inspirado no cão do cofundador do Instagram, Mike Krieger, da raça Bernês (@junopup). Os três filtros acrescentados hoje têm efeito moderno e sutil, trazendo um clima de "fim de semana ao ar livre". 
Atualização do Instagram tem três novos filtros e permite emojis em hashtag (Foto: Divulgação/Instagram)Atualização do Instagram tem três novos filtros e permite emojis em hashtag.
Hashtags com emojis
De acordo com o Instagram, os filtros mais populares no Brasil são o Ludwig, Amaro, Crema, Valencia e X-Pro II, nessa ordem. Já os emojis são extremamente populares. De acordo com o Instagram, Gisele Bündchen é a celebridade que usa emojis com mais frequência no mundo todo. 
Efeito dos filtros Lark, Reyes e Juno na foto (Foto: Divulgação/Instagram)Efeito dos filtros Lark, Reyes e Juno na foto.
As hashtags com emojis, que podem ser usadas com ou sem texto acompanhando, tornarão possível buscar figuras na página “Explorar” ou ao clicar nelas em legendas - assim como as hashtags originais.  
No mundo todo, os emojis mais populares dentro do Instagram são:
Top 10 com emojis mais usados no mundo no Instagram (Foto: Divulgação/Instagram)Top 10 com emojis mais usados no mundo no Instagram.
As mudanças estão presentes nas atualizações para iOS (versão 6.11.0) e Android (6.20.0). 

Facebook Messenger ganha chamadas de vídeo, mas Brasil fica de fora

Facebook Messenger agora permite chamadas de vídeo. A rede social anunciou o mais novo recurso do seu mensageiro instantâneo nesta segunda-feira (27). Mas, por enquanto, existe uma limitação geográfica, e o Brasil ainda não está entre os primeiros países a receberem esta nova funcionalidade.
Facebook lançou chamadas de vídeo para o Messenger (Foto: Divulgação)Facebook lançou chamadas de vídeo para o Messenger.

As chamadas podem ser feitas de celular para celular, mesmo que um usuário esteja com um
 iPhone e outro com um Android. Para isso, basta tocar no ícone de câmera que aparece no lado direito superior da janela de conversa. 
As videochamadas estão disponíveis para usuários do Android e do iOS na Bélgica, Canadá, Croácia, Dinamarca, Estados Unidos, França, Grécia, Irlanda, laos, Lituânia, México, Nigéria, Noruega, Omã, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai. As demais regiões receberão a atualização nos próximos meses, segundo o Facebook.
O recurso coloca o Messenger em uma posição ainda melhor contra a concorrência de outros aplicativos, como o Skype, por exemplo. Agora você pode não somente mandar mensagens por texto, áudio e vídeo, como também falar com seus contatos usando os três tipos de conteúdo em tempo real, ao vivo, sem interrupções.

Sony pode lançar sucessor do Xperia P com bateria para 'assustar' rivais

Xperia P pode voltar melhor do que nunca. Depois de um sucesso bem menor do que o esperado, quando foi lançado em 2012, o aparelho pode ter um retorno triunfal neste ano – de acordo com informações da imprensa chinesa. Afinal, a Sony estaria cogitando lançar uma versão atualizada do gadget, com características de top de linha e uma bateria de altíssima duração, com 4240 mAh.
P2 tem visual semelhante ao de seu antecessor, indica vazamento (Foto: Reprodução/Android Authority)P2 tem visual semelhante ao de seu antecessor, indica vazamento.
O smart deve ser batizado de Sony Xperia P2, com características bem interessantes, e que certamente o colocam em um patamar bem mais alto do que seu antecessor, quando ele foi apresentado. O Xperia P era um aparelho intermediário, enquanto o novo modelo é equipado como um top de linha, segundo as especificações vazadas.
De acordo com informações divulgadas por sites asiáticos, o smartphone teria um conjunto de hardware com 3 GB de memória RAM, 32 GB de espaço interno, processador Qualcomm Snapdragon 810, tela Triluminos de 5.2 polegadas Full HD (1920 x 1080), câmera de 12 megapixels com uma variedade de recursos e, claro, o grande destaque: a bateria de 4240 mAh.
Apenas para comparação, outros tops de linha do momento não têm, nem de perto, uma bateria como essa. A do Galaxy S6, da Samsung, por exemplo, tem 2550 mAh. Já o iPhone 6 Plus traz 2915 mAh. E até mesmo o recém lançado Xperia Z4, da própria Sony, tem só 2930 mAh. O Moto Maxx, com 3900 mAh, é quem chega mais perto, mas ainda perde para o futuro lançamento.
A imagem divulgada pela imprensa asiática mostra que, em termos de visual, o Xperia P2 deve manter as mesmas características do antigo Xperia P, incluindo a parte de baixo transparente que marcou o modelo. Assim, o dispositivo fugiria um pouco da linha Xperia Z, que é a que vem sendo mais badalada pela Sony recentemente. A companhia ainda não confirma, mas segundo os rumores, a tendência é de que ele seja revelado já nos próximos meses.

Microsoft inaugura primeira loja oficial no Brasil e dá fim às da Nokia

Microsoft vai dar mais um passo para a substituição da marca Nokia no Brasil. A empresa anunciou nesta segunda-feira (27), que os 50 pontos de venda que operam em 13 estados no país sob o nome da marca finlandesa serão remodelados. As novas lojas seguirão o mesmo modelo das Microsoft Stores presente nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico.
Windows 10 vai trazer vídeo em câmera lenta para os smarts da Microsoft que receberam atualização (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Windows 10 vai trazer vídeo em câmera lenta para os smarts da Microsoft que receberam atualização (Foto: Isadora Díaz/TechTudo))Lojas oficiais seguirão modelo das Microsoft Store de outros países.

De acordo com a Microsoft, a partir dos próximos dias as lojas e quiosques da Nokia também receberão o nome da companhia, além de uma nova identidade visual, com a troca de fachada, mobiliário e expansão do portfólio de produtos. Ou seja, os consumidores poderão comprar, além dos smartphones e acessórios habituais, o Microsoft Office 365 e cartões para o
 Xbox Live e Skype.
Outra novidade será o uso do Kinect em todo o espaço interno, nas mesas de exposição e gôndolas. O sensor de movimentos será utilizado para interagir com os consumidores, fornecendo mais informações sobre os produtos. Quando um cliente se aproximar de um smartphone, por exemplo, aparecerá sugestões de acessórios em um monitor.
O dispositivo também será usado para monitorar o fluxo de clientes dentro das lojas e ajudará os vendedores a identificar as necessidades de cada pessoa. Com a ajuda do aplicativo HeatMapping, o Kinect fornecerá dados como locais da lojas mais frequentados.
A primeira loja a ser modificada será a do Shopping Eldorado, em São Paulo. O lançamento será nesta quarta-feira, 29.

Conheça a história do pau de selfie e o primeiro modelo do acessório

Já é comum encontrar um "pau de selfie" em cenários típicos de belas fotos, como viagens e passeios ao ar livre, e todos já sabem como usá-lo. Mas como será que surgiu o acessório do momento e qual foi o seu primeiro modelo? Descubra na matéria abaixo:
De acordo com uma publicação da New York Magazine, o inventor canadense Wayne Fromm está tentando combater as diversas “imitações” de sua patente. A US 7.684.694, que descreve um “aparato para apoiar uma câmera e o método para utilizá-lo”, foi solicitada em 2006 e concedida em 2010. O aparato em questão é o Quik Pod.
Ilustração que acompanha a patente de Wayne Fromm (Foto: Divulgação/Google Patents)Ilustração que acompanha a patente de Wayne Fromm.
Fromm encontra uma certa resistência e dificuldade nos processos, especialmente porque não se pode patentear uma ideia genérica. Outros aparelhos, supostamente “imitações” baseados em um mesmo conceito geral, não podem ser acusados de infringirem uma patente específica.
Apesar das alegações do canadense, o conceito do aparelho surgiu muitos anos antes. Ele já foi até mesmo parar em um livro com as 101 invenções japonesas mais inúteis. Muito antes dos smartphones e suas câmeras existirem e se tornarem populares, o primeiro “pau de selfie” teria sido inventado pelo japonês Hiroshi Ueda, ainda na década de 1980.
O ideia do aparato surgiu quando Ueda, então engenheiro de desenvolvimento da Minolta, foi para o exterior com a mulher e encontrou dificuldades para fotografá-los juntos em uma mesma foto. Logo depois, ele criou o “braço extensível”, que usa um parafuso de tripé e foi projetado para ser usado com uma nova e compacta câmera.
Ainda, o engenheiro acrescentou um espelho na parte da frente da câmera para que as pessoas pudessem ver o que estavam fotografando. “A filosofia por trás dele era que eu não tinha necessidade de depender de ninguém para tirar uma foto – eu poderia tirar uma foto de mim mesma quando e onde eu gostava”, diz Ueda.
Ilustrações da patente de Hiroshi Ueda (Foto: Divulgação/Google Patents)Ilustrações da patente de Hiroshi Ueda.
O engenheiro solicitou uma patente para a invenção em 1983, e ela foi publicada pelo escritório de patentes dos Estados Unidos em 1985. O documento foi intitulado com a seguinte descrição para o modelo: “Extensor telescópio para apoiar câmera compacta”. O aparato encontrou certa resistência, já que a ideia de tirar uma foto de si mesmo era algo muito novo.
Ainda assim, a Minolta lançou o aparato por considerar a ideia fantástica. Porém, para o desapontamento de Ueda e do restante do time de desenvolvedores da fabricante, o primeiro “pau de selfie” não fez sucesso, por exemplo, porque a qualidade da imagem era ruim.
Ueda e sua família em foto feita com o aparato (Foto: Reprodução/BBC)Ueda e sua família em foto feita com o aparato.
Para Ueda, sua invenção chegou ao mercado “cedo demais”. A ideia de ter o fotógrafo na foto já é antiga, e o temporisador das câmeras está aí para comprovar. Porém, apenas nos últimos anos as câmeras se tornaram pequenas e leves o suficientes para que fossem sustentadas por um bastão.
Apesar das questões práticas e avanços tecnológicos que permitiram com que o “pau de selfie” tivesse sucesso, o canadense Wayne Fromm acredita que isso tenha acontecido por conta do seu trabalho. Ele ainda afirma que não tinha conhecimento sobre o modelo de Ueda quando desenvolveu o seu próprio.
Wayne Fromm e sua invenção (Foto: Divulgação/Quik Pod)Wayne Fromm e sua invenção.
Fromm diz que classifica o aparato de Ueda como uma arte primária. O canadense passou a última década divulgando intensamente seu produto, e, sobre o sucesso, afirma que ”Isso aconteceu por causa do meu trabalho (…) Há muitas imitações que realmente têm a foto de minha filha na embalagem. As fábricas têm estudado o meu produto todos estes anos”.
Atualmente os “paus de selfie” se tornaram tão comuns que passaram a ser proibidos em alguns lugares. Diversos museus, estádios, festivais e até mesmo a próxima conferência da Apple, já baniram o acessório.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Samsung explica a origem dos nomes usados em seus aparelhos Galaxy

Samsung é conhecida por sua vasta participação no mercado de telefonia móvel. O grande acervo de smartphones e tablets da gigante sediada na Coreia do Sul permite atingir variados tipos de públicos-alvo, desde os consumidores mais ricos aos mais modestos. Para diferenciar cada linha de produtos, a empresa asiática usa caracteres que sucedem o nome Galaxy. A escolha de cada letra do alfabeto, todavia, não é feita aleatoriamente, sendoselecionada conforme o significado e o objetivo de cada família. A marca oriental explica tais significados em um comunicado de imprensa.
Em seu blog oficial, Samsung publicou um texto rico em informações acerca da série Galaxy e suas derivadas. São várias ramificações ligadas a um caractere distinto, mas a maior fabricante de celulares em nível mundial limitou-se a quatro diretrizes, S, R, W, M e Y, além de detalhar os sufixos Pro, Plus e LTE. Cada denominação pode ser considerada 'pomposa', visto que há grandes chances dos nomes terem sidos criados em sul-coreano e, de alguma forma, traduzidos ao idioma inglês. Desta forma, é possível entender o objetivo das linhas em poucas palavras.
Samsung possui diversos segmentos da linha Galaxy, sendo o S o mais importante deles, pois engloba todos os flagships já lançados pela companhia da Coreia do Sul.
S — Super Smart (Super Inteligente) — dispositivos no auge do portfólio da Samsung. Esta classe será usada apenas em dispositivos flagships como o Samsung Galaxy S, o premiado smartphone que já foi vendido 10 milhões de vezes mundo afora.
R — Royal / Redefined (Nobre / Redefinido) — Modelos de categoria premium, uma combinação de poder, performance e produtividade para o indivíduo que busca ser redefinido pela tecnologia que carrega.
W — Wonder (Maravilha) — Modelos estratégicos de alta qualidade, perfeitos para quem busca o equilíbrio entre estilo e desempenho.
M — Magical (Mágico) — Modelos de alta performance com um preço econômico.
Y — Young (Jovem) — Modelos de entrada ou estratégicos para mercados emergentes ou uma audiência mais jovem e sensitiva aos preços.
Pro – Indica que um teclado físico é incluído no dispositivo para enviar mensagens rapidamente e aumentar a produtividade aos profissionais.
Plus – Indica que o dispositivo é uma versão atualizada de um modelo existente.
LTE – Indica que o dispositivo foi criado para utilizar a conectividade LTE (Long-Term Evolution), um padrão/ 4G que promove capacidade aperfeiçoada de rede móvel e velocidade.
Samsung, como é possível notar acima, gasta um bom tempo junto à sua equipe de marketing com finalidade de encontrar um nome que se encaixe aos objetivos de uma certa linha de produtos. Curiosamente, a série A ficou faltando na lista promovida pela gigante da Coreia do Sul, mas grande parte de seus lançamentos foram explicados no comunicado de imprensa. Agora, antes de adquirir uma unidade das criações da empresa asiática, você já sabe o que cada letra após Galaxy significa.

Processador desenvolvido pela Samsung poderá ser chamado de Exynos M1

Samsung investirá pesado este ano em seu próximo chipset Exynos, tendo o Galaxy S6 como ponto de partida para o novo caminho que a empresa pretende trilhar. 

Recentemente vimos rumores de que a companhia estaria trabalhando em um projeto ainda mais avançado, que trará pela primeira vez um processador criado pela própria sul-coreana. Até o momento, todos os modelos octa-core do Exynos contam com implementação big.LITTLE desenvolvida pela própria ARM, onde a próxima geração poderá trazer uma arquitetura nova da Samsung chamada de Mongoose.

Novos detalhes foram encontrados em documentação de ferramentas de desenvolvimento da ARM, alegando que um possível Exynos M1 está em produção vindo com núcleos Cortex-72em conjunto de outros Cortex-A53. Tais dados batem com o rumor anterior sobre o Mongoose, o que pode revelar que realmente teremos algo novo vindo da Samsung em breve. A mudança poderá visar concorrer com o projeto Kyro da Qualcomm que será inaugurado noSnapdragon 820, além de desafiar o excelente trabalho que a Apple vem fazendo com a arquitetura Cyclone.
Referência ao Exynmos M1 no código da ARM
A produção de um novo chipset pode levar de 9 a 12 meses, o que pode resultar em lançamento apenas para 2016. Sendo o Galaxy S7, o possível primeiro produto da empresa a contar com processador dedicado da Samsung. O Galaxy Note 5 deverá vir apenas com uma versão turbinada do Exynos 7420, trazendo um clock mais alto e consumo reduzido devido a implementações feitas no processo de fabricação a 14nm.
De acordo com dados divulgados, esse novo Exynos M1 será 45% mais potente que o atual usado no Galaxy S6. Além disso, ele virá com GPU totalmente nova, deixando a Mali de lado depois de tantos anos de parceria com a ARM. 
Samsung mostrou que o seu produto veio para brigar sério com o Snapdragon 810 e não pretende tornar as coisas fáceis para a Qualcomm em 2016 também. Assim, o Snapdragon 820 terá que enfrentar esse novo monstro em desenvolvimento, trazendo desempenho de notebooks para smartphones.

Em 24 horas, Apple Watch é mais vendido que todos dispositivos Android Wear

Levando em consideração dados levantados pela Slice Intelligence, agência de marketing dos EUA, a Apple pode ter vendido 957 mil unidades do Watch somente no primeiro dia de pré-vendas. Na mesma medida, um relatório do Business Insider aponta que, no último ano, todas as fabricantes que utilizam o sistema Android Wear da Google (Motorola, LG, Samsung) venderam 720 mil unidades.
Ainda é muito cedo para afirmar que o Apple Watch está sendo um sucesso em vendas e que o dispositivo pode tomar a frente do mercado sendo o mais popular dentre os dispositivos vestíveis. Mas, se os números se mostrarem corretos, este é um excelente começo para o relógio inteligente da Maçã, visto que ele mostra que um dia de vendas do Watch sugere mais unidades enviadas do que um ano de vendas do Android Wear.
As vendas do Apple Watch refletem no trabalho que a Apple já vem fazendo há algum tempo. Com um marketing envolvendo diversos outros produtos da companhia, o Apple Watch acabou ganhando atenção especial da empresa e, diferente das outras como LG e Samsung, que tratam os wearables como dispositivos quase que como projetos paralelos, a Apple dá destaque e direcionamento para o seu relógio, envolvendo-o com a atual cena da moda.
Ainda que seja cedo para afirmar algo sobre o Apple Watch, muitos já perceberam que o relógio é desejado por um número relativamente grande de usuários. Aqui mesmo nos comentários do TudoCelular.com já vimos relatos de usuários afirmando que "não importa o preço", pois o importante era ter um modelo em mãos.
Vamos torcer para que outras empresas mergulhem de cabeça neste mercado e se tornem potenciais competidores do Apple Watch. Somente nós, usuários, é quem ganhamos com esta disputa.

Galaxy S6 obtém resultado superior ao iPhone 6 em benchmark de câmera do DXO

DXO é especializado em testar câmeras profissionais. Eles também realizam testes com smartphones e montam um ranking, exibindo aqueles que possuem as melhores notas. O Galaxy S6 foi o último modelo testado e mostra que o flagship da Samsung realmente oferece uma câmera superior comparada a do seu rival iPhone 6. Durante o evento, a sul-coreana informou que o seu produto não apenas conseguia obter melhores vídeos e fotos, mas como o estabilizador óptico era altamente eficiente. No entanto, o site DXO relata que nem tudo é verdade.
A câmera do S6 consegue capturar uma maior quantidade de detalhes, como pode ser visto na imagem abaixo. Vídeos também apresentam objetos mais detalhados em várias condições e resoluções diferentes, mas a estabilização de imagens é ruim tanto no S6 quanto no iPhone 6, de acordo com o pessoal do DXO.


O smartphone da Apple não levou uma surra por completo. Em termos de artefatos, o iPhone 6 apresentou uma quantidade inferior a do Galaxy S6. Isso acontece devido ao aspecto 16:9 usado pela Samsung que acaba perdendo definição nas bordas das imagens, gerando uma quantidade maior de ruído do que é encontrado no centro da foto. Se a imagem for capturada em aspecto 4:3 ou 3:2, tal problema é reduzido drasticamente.
Em termos de iluminação, algo que a Samsung focou bastante durante o seu evento de lançamento, a maior abertura do sensor do S6 realmente permite que uma maior quantidade luz passe pelo conjunto de lentes gerando uma foto mais clara. Isso mostra um grande avanço em fotos em ambientes externos, trazendo resultados acima do que é oferecido pela Apple. No entanto, em ambientes fechados, o iPhone 6 faz um melhor controle da iluminação, ajudado pelo flash duplo com dois tons.
O site DXO ficou decepcionado por o Galaxy S6 não contar com suporte completo às novas APIs de câmera do Lollipop. Ter fotos sem compressão, graças ao formato RAW, poderia oferecer uma qualidade superior.

Jay Z culpa "grande conspiração" pelo fraco desempenho do Tidal

Como o próprio TudoCelular fez, o Tidal foi muito criticado no momento do seu lançamento, especialmente por oferecer um produto de luxo com preço elevado, como a solução para pagar melhor artistas reconhecidamente multimilionários. Apesar das críticas, para algo tão grande e com tantas celebridades, é de se espantar que o Tidal tenha fracassado em seu primeiro mês, chegando próximo de sair da lista dos mil aplicativos mais baixados.
Para o criador da plataforma, Jay Z, "existem muitas grandes empresas que estão gastando milhões de dólares em uma campanha para nos difamar. Nós não somos anti-ninguém, nós somos pró-artistas e pró-fãs," disse o produtor no Twitter. Isso nos leva a crer que ele acredita que a grande quantidade de artigos criticando sua plataforma, foram escritos por pessoas pagas por rivais do Tidal.
Jay Z parece estar, no mínimo, paranóico. Ele tentou vender seu produto como uma revolução no mundo da música, mas este não passa de um serviço de streaming que custa o dobro do preço de todos os seus concorrentes. Sua estratégia de venda deste produto foi vitimizar alguns dos maiores e mais ricos nomes da indústria da música, como se fosse seu direito ter ainda mais dinheiro.
Por que será que o Jay Z não se focou em artistas que realmente precisam receber mais por seus trabalhos? Certamente, com este enfoque, a publicidade não teria sido tão negativa. Fora isso, ele parece tão comprometido em sua própria visão que se recusa a admitir os problemas do lançamento do Tidal como seus, culpando uma suposta conspiração entre a indústria e a imprensa.

Samsung está trabalhando em aplicativo que ajuda pessoas com Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma das piores enfermidades conhecidas pela humanidade, já que ela é capaz de fazer as pessoas esquecerem sua família e amados próximos, é incurável e agrava a constante deterioração das funções cerebrais ao decorrer do tempo. É claro que, atualmente existem diversos tipos de tratamento para ajudar as pessoas a continuarem seguindo em frente, sem perder o rumo da vida.
Diversas empresas do mercado de tecnologia já lançaram produtos para ajudar pessoas com a doença, e mais uma vez isso está ocorrendo. A Samsung sabe do real problema que a doença está causando no mundo e por isso lançou um aplicativo dedicado aos enfermos, com foco de estimular a memória de acontecimentos passados dos usuários.
A ferramenta para Android utiliza bluetooth para detectar amigos e familiares que também possuem o aplicativo instalado. Assim, sempre que alguém conhecido estiver por perto o app “Backup Memory” irá estimular a memória do usuário, mostrando fotos e vídeos que o façam lembrar de acontecimentos passados com essa pessoa.
Os recursos do aplicativo são bastante simples, porém, a Samsung ainda quer adicionar novidades, como informações de GPS, por exemplo. Atualmente o app está em testes, mas já está se mostrando bastante promissor, tornando os efeitos da doença de Alzheimer um pouco menores e facilitando a vida dos usuários
Há algum tempo a Sony também revelou que iria começar a usar o Xperia para ajudar nabusca da cura do mal de Alzheimer.

Google pretende prever novas tendências do mundo fashion

O Google decidiu que agora vai utilizar os seus dados para tentar prever futuros estilos que podem entrar em moda no mundo fashion. Basicamente, alguns pesquisadores da empresa decidiram reunir todos os itens de vestimenta procurados nos últimos três anos, com as principais notícias sobre moda da web.
A ideia é entender o que se tornou tendência recentemente, como as busca por determinados estilos consagrou os mesmos como uma moda nos meses subsequentes. O assunto foi tema de uma reportagem no jornal diário da CBS. 
O Google pretende também prever o que vai sair de moda nos próximos meses com este novo mecanismo. Certamente, a empresa de São Francisco não pretende montar uma grande linha de roupas, e sim vender esta informação para grandes marcas do mundo da moda, que tentarão antecipar suas coleções com aquilo que o Google acredita que será uma nova tendência mundial.

Microsoft rotula upgrade grátis do Windows 10 como "ação promocional" para camuflar gastos

A Microsoft divulgou há algum tempo que todos os usuários de dispositivos com o Windows 7 ou 8.1 contariam com a possibilidade de atualizar gratuitamente seus aparelhos para o Windows 10, caso o dispositivo possua especificações técnicas compatíveis com a nova versão, obviamente. A companhia inclusive chegaria ao ponto de disponibilizar o update até mesmo para pessoas que utilizem edições piratas destes sistemas, procurando assim contabilizar o número de usuários que não estão utilizando a plataforma de maneira oficial.
Esta política agradou muito os usuários de produtos da gigante de Redmond, porém causou um certo receio nos investidores, pois ao abdicar de cobrar a taxa de licenciamento nas atualizações a empresa deixará de lucrar muito dinheiro, fazendo assim com que seu balanço fiscal fique abaixo do esperado.
Devido a isto, a companhia escolheu por rotular esta sua nova política como uma "atividade promocional e de marketing", fazendo assim com que os valores que serão realocados para "bancar" esta atualização pelo período de um ano possam ser inseridos juntos aos gastos com vídeos e outras campanhas de divulgação, evitando que a empresa tenha que se explicar aos seus acionistas sobre resultados inferiores ao esperado.
 
Avaliamos a natureza e tratamento contabilístico da oferta de atualização do Windows 10 e determinamos que ela se encaixa melhor na categoria de "marketing e atividades promocionais", em parte porque a oferta está sendo disponibilizado gratuitamente para os usuários existentes.
Vale lembrar que a Microsoft precisou atrasar a divulgação de seus resultados fiscais devido a esta mudança nos termos que seriam utilizados para explicar sobre a atualização para o Windows 10, fazendo assim com que só esta semana fossem liberados os resultados referentes ao trimestre fiscal que se encerrou no último dia 31 de março.
Windows 10 será atualizado em uma "promoção" para usuários do Windows 7 e 8.1
Obviamente que para o usuário final não faz a mínima diferença de como a Microsoft irá definir a atualização de sistemas anteriores para o Windows 10, porém é interessante vermos que a companhia está se desdobrando para conseguir manter a sua promessa ao mesmo tempo em que não decepciona seus investidores com resultados fiscais decepcionantes devido à "baixa adesão" da nova edição de seu sistema operacional.
Mais detalhes sobre o Windows 10 e tudo que o envolve serão revelados durante a conferência Build 2015, que ocorrerá em São Francisco, Califórnia, entre os dias 29 de abril e 1º maio. Até lá, resta apenas esperarmos por um comunicado oficial por parte da companhia para sabermos se os usuários poderão realmente contar com o período de um ano para atualizarem gratuitamente os seus dispositivos.

Microsoft pode trazer novos gestos para controle de aparelhos com o app Gestures no Windows 10

Ano passado, a Microsoft lançou um aplicativo exclusivo para sua linha Lumia de aparelhos, chamado Gestures. Ele permite que os usuários possam interagir com seus telefones de forma mais simples, com movimentos básicos, mas o app jamais saiu da sua versão beta. Agora, parece que ele finalmente será atualizado pela primeira vez, com mais funcionalidades e incorporado ao sistema operacional.
Entre suas funções, o Gestures inclui virar o telefone para silenciar uma chamada e alternar o auto-falante quando colocado sobre uma superfície plana. Agora, de acordo com a página doUserVoice, algumas novas funções estão sendo consideradas para serem adicionadas na próxima versão. Eles também estão colhendo feedback e sugestões dos usuários. Há também um forte indício de que os próximos recursos serão diretamente integrados no Windows 10 Mobile.
Entre as novas funcionalidades que podem ser adicionadas e incluídas no próximo sistema operacional da Microsoft, estão:
  • Controles de música - quando estamos na rua, ouvindo música com fones de ouvido e o celular dentro do bolso, pode ser chato acessar os controles do player para avançar uma música. O Gestures permitirá agitar o dispositivo para mudar a canção atual, ou embaralhar uma lista de reprodução
  • Vibração de resposta de chamada - quando você faz uma ligação, às vezes tem que esperar muito tempo para ser atendido, segurando o telefone na orelha, o que pode ser cansativo. Esse recurso faz o telefone vibrar quando alguém do outro lado atender a chamada, assim você não tem que segurar o telefone o tempo todo.
  • Controle de alarme - dispensar ou adiar alarmes quando você gira o telefone. Esse recurso deve ser usado com cautela pelos mais dorminhocos.
  • Notificação mute Mic - já aconteceu com você o microfone estar mudo durante uma chamada? O Gesture fará com que um som de notificação seja emitido nessas ocasiões para avisá-lo.
Talvez não sejam grandes novidades tecnológicas, mas é uma ótima notícia que a Microsoft esteja olhando com mais atenção agora para o Gestures. Incorporá-lo ao Windows 10 significa que provavelmente ele receberá mais atualizações com o tempo, o que certamente tornará o OS mais interessante, com gestos bem úteis, ainda mais considerando a atenção que a companhia está dando ao feedback dos seus usuários. Ainda não temos certeza de que a Microsoft confirmará essas novidades, mas esperamos que nas próximas builds isso aconteça.