domingo, 26 de abril de 2015

Teste revela problema de estabilidade do Snapdragon 810 provocado por alto aquecimento

Há anos que a Qualcomm veio ditando as regras no universo dos chipsets, provendo bilhões de dispositivos que são lançados diariamente na guerra de smartphones que finalmente começou a aquecer. Ano passado vimos os dois grandes lançamentos da empresa,Snapdragon 801 e 805, que chegaram oferecendo um bom equilíbrio entre desempenho e consumo. Com o lançamento deste ano, a Qualcomm abandonou sua próxima arquitetura para adotar a implementação big.LITTLE da ARM com o Snapdragon 810. O novo chip acabou sendo acusado de ser esquentadinho e deixou não só os usuários, como também algumas fabricantes com o pé atrás. Mas será que ele realmente sofre com problema de superaquecimento?
O site ArsTechnica resolveu fazer um comparativo com o Snapdragon 810 contra os modelos 801 e 805, além do seu grande rival Exynos 7420. O teste foi feito ao rodar jogos por 15 minutos e medir não só a temperatura, mas a perda de desempenho que é causada devido ao aquecimento. Qualquer dispositivo eletrônico, seja um smartphone ou mesmo um PC, possui um controlador térmico para evitar que o hardware sofra algum dano devido à alta temperatura de trabalho. Com isso, é normal que o desempenho da CPU e GPU seja reduzido após alguns minutos de jogo.
Snapdragon 810 (G Flex 2) vs Snapdragon 805 (Galaxy Note 4)
Acima podemos ver um teste realizado com o G Flex 2 e o Galaxy Note 4 com Snapdragon 805 usando o GeekBench para medir o desempenho. O Snapdragon 810 conta com velocidade máxima de 2GHz, mas a mesma foi atingida por um curtíssimo espaço de tempo. Logo após o jogo ser rodado, a velocidade da CPU foi reduzida para 1GHz, mantendo-se abaixo disso na maior parte do tempo. Enquanto o Snapdragon 805 manteve a CPU trabalhando em carga alta por muito mais tempo, sofrendo uma redução considerável após 5 minutos de jogo, mas mesmo assim permaneceu sempre acima do seu irmão mais novo.
Quando comparado ao Exynos 7420, o cenário também não foi animador para Qualcomm. O chipset da Samsung manteve a velocidade máxima por 2 minutos, caindo para 1.7GHz. Só após 5 minutos que houve outra redução para 1.4GHz e antes mesmo dos 15 minutos serem encerrados, a velocidade da CPU voltou a atingir a marca de 2.1GHz. Isso mostra que o controlador térmico entrou em ação aos dois minutos para reduzir a temperatura e quando a mesma caiu para um valor aceitável, o controle liberou novamente todo o potencial do Exynos para o jogador continuar jogando tranquilamente em seu smartphone.
Snapdragon 810 (G Flex 2) vs Exynos 7420 (Galaxy S6)
Esse teste serve para mostrar que a Samsung tomou uma sábia decisão ao deixar o Snapdragon 810 de lado e apostar no seu próximo chipset. Para quem busca um bom smartphone para jogar por alguns minutos ou mesmo horas, o novo SoC da Qualcomm não é a solução mais indicada. Vamos esperar que a empresa melhore seu produto com o lançamento do Snapdragon 820 que está aguardado para o final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário