Recentemente vimos rumores de que a companhia estaria trabalhando em um projeto ainda mais avançado, que trará pela primeira vez um processador criado pela própria sul-coreana. Até o momento, todos os modelos octa-core do Exynos contam com implementação big.LITTLE desenvolvida pela própria ARM, onde a próxima geração poderá trazer uma arquitetura nova da Samsung chamada de Mongoose.
Novos detalhes foram encontrados em documentação de ferramentas de desenvolvimento da ARM, alegando que um possível Exynos M1 está em produção vindo com núcleos Cortex-72em conjunto de outros Cortex-A53. Tais dados batem com o rumor anterior sobre o Mongoose, o que pode revelar que realmente teremos algo novo vindo da Samsung em breve. A mudança poderá visar concorrer com o projeto Kyro da Qualcomm que será inaugurado noSnapdragon 820, além de desafiar o excelente trabalho que a Apple vem fazendo com a arquitetura Cyclone.
A produção de um novo chipset pode levar de 9 a 12 meses, o que pode resultar em lançamento apenas para 2016. Sendo o Galaxy S7, o possível primeiro produto da empresa a contar com processador dedicado da Samsung. O Galaxy Note 5 deverá vir apenas com uma versão turbinada do Exynos 7420, trazendo um clock mais alto e consumo reduzido devido a implementações feitas no processo de fabricação a 14nm.
De acordo com dados divulgados, esse novo Exynos M1 será 45% mais potente que o atual usado no Galaxy S6. Além disso, ele virá com GPU totalmente nova, deixando a Mali de lado depois de tantos anos de parceria com a ARM.
Samsung mostrou que o seu produto veio para brigar sério com o Snapdragon 810 e não pretende tornar as coisas fáceis para a Qualcomm em 2016 também. Assim, o Snapdragon 820 terá que enfrentar esse novo monstro em desenvolvimento, trazendo desempenho de notebooks para smartphones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário