A Microsoft divulgou há algum tempo que todos os usuários de dispositivos com o Windows 7 ou 8.1 contariam com a possibilidade de atualizar gratuitamente seus aparelhos para o Windows 10, caso o dispositivo possua especificações técnicas compatíveis com a nova versão, obviamente. A companhia inclusive chegaria ao ponto de disponibilizar o update até mesmo para pessoas que utilizem edições piratas destes sistemas, procurando assim contabilizar o número de usuários que não estão utilizando a plataforma de maneira oficial.
Esta política agradou muito os usuários de produtos da gigante de Redmond, porém causou um certo receio nos investidores, pois ao abdicar de cobrar a taxa de licenciamento nas atualizações a empresa deixará de lucrar muito dinheiro, fazendo assim com que seu balanço fiscal fique abaixo do esperado.
Devido a isto, a companhia escolheu por rotular esta sua nova política como uma "atividade promocional e de marketing", fazendo assim com que os valores que serão realocados para "bancar" esta atualização pelo período de um ano possam ser inseridos juntos aos gastos com vídeos e outras campanhas de divulgação, evitando que a empresa tenha que se explicar aos seus acionistas sobre resultados inferiores ao esperado.
Avaliamos a natureza e tratamento contabilístico da oferta de atualização do Windows 10 e determinamos que ela se encaixa melhor na categoria de "marketing e atividades promocionais", em parte porque a oferta está sendo disponibilizado gratuitamente para os usuários existentes.
Vale lembrar que a Microsoft precisou atrasar a divulgação de seus resultados fiscais devido a esta mudança nos termos que seriam utilizados para explicar sobre a atualização para o Windows 10, fazendo assim com que só esta semana fossem liberados os resultados referentes ao trimestre fiscal que se encerrou no último dia 31 de março.
Obviamente que para o usuário final não faz a mínima diferença de como a Microsoft irá definir a atualização de sistemas anteriores para o Windows 10, porém é interessante vermos que a companhia está se desdobrando para conseguir manter a sua promessa ao mesmo tempo em que não decepciona seus investidores com resultados fiscais decepcionantes devido à "baixa adesão" da nova edição de seu sistema operacional.
Mais detalhes sobre o Windows 10 e tudo que o envolve serão revelados durante a conferência Build 2015, que ocorrerá em São Francisco, Califórnia, entre os dias 29 de abril e 1º maio. Até lá, resta apenas esperarmos por um comunicado oficial por parte da companhia para sabermos se os usuários poderão realmente contar com o período de um ano para atualizarem gratuitamente os seus dispositivos.
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