O Facebook, maior rede social do mundo em número de usuários, divulgou nessa semana novas regras sobre a privacidade. As maiores mudanças ficam por conta de um maior controle sobre quem pode ver o que, além de maior acesso aos dados dos usuários.
Agora, as fotos do perfil e da capa serão públicas. Além disso, o nome do usuário também não poderá ficar oculto na busca por novas amizades, mas a busca do Google apenas listará os perfis que são públicos.
O Facebook manterá dados salvos do usuário, como mudanças de status, mensagens e até apps selecionados para compartilhar informações da rede social. Estas informações estarão salvas nos servidores da rede social até quando a conta já não existir mais. As informações publicadas em seu perfil, mensagens enviadas, páginas curtidas e até os cookies serão mais rastreados pelo Facebook, afim de enviar publicidade mais relevante para cada um.
Por fim, os dados sobre os relatórios de campanhas para clientes ficam disponíveis por tempo indeterminado. Até esta semana, havia um limite de 180 dias para que as empresas buscassem os dados sobre campanhas publicitárias na rede social.Funciona assim: se você curtiu uma empresa de carros e publicou uma mensagem com o nome de certo modelo, receberá publicidade relevante ao assunto, como de uma empresa que faz bancos de couro para o veículo.
Por outro lado, os usuários poderão controlar mais facilmente a privacidade de suas publicações. A mudança mais drástica é que não será mais necessário entrar na área de “Configurações de privacidade” para alterar algo. Um pequeno cadeado surgirá no canto superior direito, com as opções de quem poderá ver o que você publica, quem poderá encontrar certo usuário e como impedir que alguma pessoa entre em contato com você.
Os aplicativos também receberam mudanças. Agora a solicitação de permissão para utilizar o perfil do usuário aparecerá mais vezes.
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