Um aeroporto da Suécia, localizado na cidade de Kiruna, promete um upgrade de respeito no prazo de 10 anos: a empresa Spaceport Sweden promete converter o lugar num espaçoporto, capaz de servir de ponto de origem e destino de voos espaciais turísticos. O diretor da empresa, Karin Nilsdotter, diz que o plano é estabelecer uma plataforma de embarque e desembarque no complexo, capaz de prestar serviços para os futuros turistas espaciais.
O projeto também já prevê o tipo de viagem e espaçonaves oferecidas para os clientes em potenciais. Embora os modelos de naves ainda sejam mantidos em sigilo, a empresa garante que já realiza testes nos modelos capazes de transportar até seis pessoas por vez. As capsulas levarão os turistas para breves passeios espaciais de até duas horas.
A Spaceport Sweden valoriza, também, a localização de seu empreendimento. É comum que bases de lançamento de veículos e satélites espaciais sejam instaladas próximo da linha do equador, o que favorece a economia de combustível. Contudo, a Spaceport Sweden entende que não terá problemas com sua plataforma lançadora em virtude de novas tecnologias. Além disso, como a cidade de Kiruna é bem ao norte, quase no Círculo Ártico, a região é pouco povoada e os céus naquelas latitudes não são muito movimentados, características que favorecem a instalação do espaçoporto.Os voos suborbitais previstos levarão os usuários do sistema a altitudes de 100 quilômetros, permitindo que eles experimentem cinco minutos em gravidade zero. Pode parecer pouco, mas vale lembrar que os primeiros astronautas norte-americanos, do programa Mercury, orbitaram a Terra por 10 ou 15 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário