quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Facebook amplia guerra contra Foursquare com nova função 'Imediações'


Facebook lançou esta semana uma nova atualização do seu aplicativo para iOS e Androidcom novidades na função “Imediações” (Nearby, na versão em inglês). Agora, a rede social facilitou a descoberta de novos lugares, com um sistema de sugestões baseado no que seus amigos gostam e recomendam. A iniciativa é uma clara disputa contra o Foursquare no registro e compartilhamento de experiências sobre seus locais preferidos.
Facebook atualiza aplicativo como novas funções de localização (Foto: Reprodução/Melissa Cruz)Facebook atualiza aplicativo como novas funções
de localização ;
Navegando no menu do Facebook para iOS ou Android, a guia "Imediações" sugere locais para comer e se divertir baseado no que os seus amigos recomendaram, marcaram (fizeram check-in) ou classificaram (rate) em feeds de publicações. Ao abrir o post e clicar no nome do estabelecimento, o usuário é levado para a página da marca.
Além de descobrir novos lugares, é possível compartilhar recomendações de locais a partir da mesma aba. Segundo o Facebook, a interação frequente torna as sugestões automáticas mais personalizadas, baseadas nos locais que o usuário já conhece.
Antes disso, o aplicativo apenas mostrava o que estava nas redondezas, sem qualquer link com críticas ou sugestões dos usuários.
A rede social decidiu expandir o uso da enorme quantidade de dados que tem em mãos (de pessoas que fazem check-in e que estão curtindo e compartilhando locais) meses após adquirir o Gowalla, aplicativo rival do Foursquare em serviços de localização, e após atingir a marca de 600 mil usuários ativos mensais em dispositivos móveis.

Ainda de acordo com o Facebook, esta é uma versão inicial e a rede social espera o feedback dos usuários para melhorá-la. Uma das atualizações já prometidas no ato do lançamento é a inclusão de informações obtidas a partir do banco de dados de serviços de terceiros, em um futuro breve. A atualização foi disponibilizada para os aplicativos do Facebook no iOS (Apple) e no Android (Google) imediatamente após o anúncio oficial.
Gigante, o Facebook amplia a guerra contra o Foursquare, que tem 25 milhões de usuários, e tenta se tornar a ferramenta oficial para compartilhar lugares e opiniões de seus visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário