Após tantas polêmicas envolvendo direitos de privacidade pelo mundo, quem diria que oGoogle Street View seria visto como forma de arte? Mas foi isso que o californiano Doug Rickard fez no projeto "A New American Picture". O artista identificou no serviço de localização do Google uma maneira de retratar cenas do cotidiano de cidades dos Estados Unidos que amargam a decadência do sonho americano e normalmente não chegam aos holofotes da mídia.
O projeto já foi exposto inclusive no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e no Centro Pompidou, em Paris, na França. A ideia surgiu da vontade de Rickard fazer um mochilão pelos Estados Unidos. Como não tinha dinheiro, o artista encontrou no Google Street View uma forma de conhecer melhor seu país.
Em fotos mais recentes do projeto, é possível ver o resultado da devastação do furacão Sandy, que assolou os EUA em novembro de 2012. Cidades como Detroit, New Orleans e Baltimore são vistas com ruas vazias e casas com janelas arrancadas. A coletânea de fotos também virou livro, que pode ser encontrado no site da Amazon, por US$ 60, o equivalente a R$ 120 em conversão direta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário