segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Review do Sony Xperia P: um Android com ótimo custo-benefício


O Xperia P é o aparelho intermediário da linha de smartphones da Sony lançados em 2012. Isso significa que ele não tem hardware, tela e câmera tão potentes quanto o Xperia S, principal modelo da família, e nem é tão simples quanto o U, representante mais básico dos novos Xperia. Mas mesmo sendo considerado "mediano", no geral, o P é um Android de ótimo desempenho que possui um ótimo custo-benefício, se comparado a outros aparelhos populares no mercado.
Sony Xperia P (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Sony Xperia P ;
Design
Como o Xperia P é um modelo mediano - ou seja, nem tão avançado quanto os tops de linha nem tão simples como os chamados aparelhos "de entrada" - é impossível não compará-lo aos seus irmãos Xperia U e S. E, no quesito design, o P pode ser considerado o mais bem trabalhado de todos.
Sua tela de 4 polegadas tem uma pegada perfeita: não é grande para usar na rua ou guardar no bolso, mas também não é daquelas pequenas que dificultam ler algum texto na Internet ou assistir a vídeos. Além disso, o desenho do aparelho é muito bonito, com uma frente retangular e sóbria, lateral fina e traseira prateada e arredondada.
O grande destaque da aparência do Xperia P é a sua faixa transparente na parte de baixo, onde ficam alocados os botões "voltar", "home" e "opções". O chamativo é justamente isso: mesmo sendo transparente, a área é sensível ao toque. É bonito, usual e muito interessante. Abaixo deste detalhe há uma tampinha de plástico que é a única abertura do aparelho - já que sua abertura não é removível.
Sony Xperia P (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Sony Xperia P ;
O P concentra seus botões físicos todos nas laterais, que trazem ainda a regulagem de volume, o alto-falante, as entradas microUSB e HDMI e o slot para o chip SIM. Se os lados do aparelho ficam meio poluídos com o excesso de apetrechos, pelo menos a parte da frente e de trás conseguiram ficar bem clean.
A traseira, aliás, feita de alumínio escovado, leva somente a câmera e o flash. E por ser de metal, dá um aspecto de firmeza e resistência que vai fazer os usuários até dispensarem o uso de capinhas de proteção. Em quedas sofridas pelo aparelho durante os testes, ele não apresentou qualquer marca ou problema de funcionamento. Ainda assim, sua tela sofreu pequenos arranhões só de ficar por muito tempo no bolso da calça.
Uma outra questão negativa do smartphone é o seu peso. Para um aparelho fino (10,5 mm), compacto e de tela razoável, 120 g é bem pesado. Claro, não chega a ser nada absurdo, e não deve incomodar o usuário em nenhum aspecto, mas quem olha para o modelo imagina, de cara, que ele é muito mais leve.
Sony Xperia P (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Sony Xperia P ;
Tela
O display do Xperia P é bem "comum" na teoria, sem grandes destaques na questão dos números. Mas, à vista, ele é impressionante. A nitidez da imagem é muito boa, com as cores bem aparentes. A luz da tela, no entanto, quando configurada em seu máximo, pode incomodar bastante os olhos e até revelar algumas imperfeições na definição da imagem.
Claro que se o usuário for comparar as telas do P e do S, vai perceber que o top de linha é superior. Até porque o display do aparelho mais avançado é superior até ao do iPhone 5. Mas, no geral, quem vê em um primeiro momento a imagem do Xperia P diz que ele não perde em nada para nenhum modelo.
Muito desta qualidade de tela vem da tecnologia Mobile BRAVIA Engine, desenvolvida pela própria Sony. O recurso, ao ser ativado, reduz o ruído de fotos e vídeos, além de calibrar automaticamente a luz e o contraste do que aparece no display. Assim, assistir a vídeos e ver fotos no Xperia P é uma experiência excelente, pelo tamanho da tela, pela sua qualidade e, por fim, pelo ótimo recurso.
Sony Xperia P (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Sony Xperia P ;
Performance
Uma das grandes vantagem de aparelhos considerados "intermediários" é justamente o hardware: é possível encontrar aparelhos com configurações muito boas e de ótimo desempenho sem precisar desembolsar o alto preço de um modelo top de linha.
O Xperia P tem um processador dual-core de 1 GHz, 1 GB de memória RAM e 16 GB de capacidade interna, que garantem uma performance excelente nas tarefas cotidianas, na reprodução de vídeos e para rodar jogos mais pesados. Durante os testes, o aparelho até travou algumas vezes quando o sistema foi sobrecarregado, mas nada que não pudesse ser corrigido com o fechamento de alguns aplicativos, sem necessidade de reboot.
Um dos pontos fracos percebidos no modelo é a ausência de um slot para cartões de memória microSD. Apesar de 16 GB ser o suficiente para o armazenamento de dezenas de aplicativos, músicas, jogos e vídeos, é um pouco decepcionante saber que não é possível aumentar o espaço interno do Xperia P caso ele alcance seu limite.
Android 4.0 Ice Cream Sandwich
O aparelho traz de fábrica a versão 2.3 Gingerbread do Android modificada com a interface própria da Sony. O sistema roda muito bem e traz ótimos recursos, com destaque para o widget de controle de conexões: com ele, é possível ativar ou desligar o Wi-Fi, 3G, Bluetooth, sincronização automática e até o modo avião muito facilmente.
Sony Xperia P (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Sony Xperia P ;
A customização do sistema feita pela Sony também é bem interessante. Apesar de não ser tão limpa quanto o Android "puro" dos aparelhos Nexus do Google, é uma das interfaces modificadas mais interessantes entre todas as fabricantes.
E como se não bastasse o capricho que a Sony tem com o sistema, a companhia ainda liberou uma atualização do Android para a versão 4.0 Ice Cream Sandwich para todos os modelos lançados em 2012, o que inclui o P. O update traz algumas mudanças no sistema, que fica com uma interface mais bonita e fluida, ganha novas opções de desbloqueio de tela - como o reconhecimento facial - e tem widgets atualizados. Além disso, a própria versão do sistema já adiciona algumas novidades, como a possibilidade de baixar o navegador Google Chrome no dispositivo.
Depois da atualização, aliás, a internet 3G do modelo passou a funcionar muito melhor. Antes, com o Android 3.2, alguns aplicativos não funcionavam fora da conexão Wi-Fi, mas com o update a situação foi totalmente normalizada.
Sony Xperia P (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Sony Xperia P ;
Câmera
A câmera de 8 megapixels do Xperia P merece ser lembrada como um dos grandes pontos do aparelho. Primeiramente, pela própria capacidade do sensor - que embora seja inferior ao de 13 megapixels do Xperia S, é o mesmo de aparelhos top de linha como o Galaxy S3 e o iPhone 5 -, bem alto para um aparelho considerado "intermediário". Em segundo lugar, as imagens geradas pela câmera realmente são surpreendentes: o foco automático, a estabilidade e a iluminação do aparelho produz fotos capazes até de aposentar sua velha máquina fotográfica.
Mas apesar das ótimas fotos, as opções de efeitos e ajustes manuais são bem poucas, ficando limitados às funções mais básicas das máquinas fotográficas, como controle da exposição e os modos Retrato, Paisagem e Noturno, por exemplo.
Na questão dos vídeos o P também tem um desempenho excelente: grava filmes em FullHD (1080p) com grande qualidade de som e imagem.
Bateria
Uma grande bola fora do Xperia P é a sua bateria, de 1.305 mAh. Com uso normal de ligações, SMS e internet, é necessário carregar o smartphone diariamente ou, no máximo, a cada um dia e meio. E, ainda por cima, utilizando táticas para poupar energia, como desligar o 3G, Bluetooth e NFC quando não estiverem sendo usados, e desativar o Wi-Fi durante a noite.
Pelo menos, para compensar o rápido esgotamento da energia, a bateria do smartphone recarrega muito rápido na tomada. Em apenas uma hora o smartphone já carrega o suficiente quase para encher toda a sua capacidade, ou pelo menos pra durar mais boas 20 horas ligado.
Depois da atualização para o Android 4.0 o aparelho ganha novas formas de "fiscalização" da bateria, o que torna mais simples diminuir o uso da energia do smartphone. Além disso, foi percebida uma pequena melhora na autonomia do aparelho, que passou a aguentar algumas horas a mais de uso sem carregamento.
Sony Xperia P (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Sony Xperia P ;
Custo-benefício
Na questão do preço, o Xperia pode ser considerado bastante razoável. Pelo seu valor, em média R$ 1.200, até podem ser encontrados outros modelos equivalentes - como o Samsung Galaxy S2, que em alguns aspectos é superior ao modelo da Sony. Porém, o Xperia, por ter sido lançado em 2012, é um aparelho muito moderno e ainda tem toda a atenção da sua fabricante - que já prometeu atualizá-lo para o Android 4.1 em 2013.
O P é para quem busca um smartphone com design muito bonito e compacto, com um sistema operacional fluido e atualizável, uma ótima câmera e alguns dos recursos mais modernos atualmente, como a conexão NFC - de troca de dados por aproximação. Neste aspecto, o aparelho vale cada centavo que o usuário pagar.
No entanto, é importante lembrar que o modelo não é um top de linha - cargo ocupado, no caso, pelo seu irmão Xperia S, que custa cerca de R$ 1.600 -, o que fará ele se tornar ultrapassado em alguns poucos anos. Além disso, sua bateria - o grande ponto fraco do modelo -  e capacidade interna  - sem suporte para cartões SIM - deixam bastante a desejar.
Ficha técnica
Tela:4 polegadas (540 x 960 pixels)
Sistema operacionalAndroid 2.3 (atualizável para 4.0)
Rede:Wi-Fi, 3G, Bluetooth, NFC
Armazenamento interno:16 GB (sem slot para cartão microSD)
Câmera:8 megapixels
Flash:Sim
Dimensões:122 x 59.5 x 10.5 mm
Peso:120 g
Bateria:Li-Ion 1305 mAh
Sincronia com o PC:Sim
Itens inclusos:Carregador, cabo de dados, fone de ouvido

Nenhum comentário:

Postar um comentário