quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Microsoft alfineta Gmail por fim do suporte a sincronia no Windows e WP8



Microsoft ficou surpresa com a decisão do Google em não dar mais suporte do Gmail ao Exchange ActiveSync a partir de 30 de janeiro. O protocolo, usado para sincronizar e-mails, contatos e agenda em dispositivos móveis, deixará de ser suportado pela gigante das buscas e, por consequência, afetará todos os novos dispositivos com Windows Phone 8, Windows RT e Windows 8 produzidos depois desta data.
Gmail deixará de ter atualização em tempo real nos novos Windows Phones (Foto: Divulgação)Gmail deixará de ter atualização em tempo real
nos novos Windows Phones ;
“Nós ficamos muito surpresos com o anúncio do Gmail na semana passada, de que eles vão acabar em breve com o suporte ao Exchange ActiveSync (EAS), a não ser, é claro, que você esteja disposto a pagar àGoogle pelo seu e-mail”, escreveu o diretor-sênior da Microsoft, Dharmesh M. Mehta.
A postagem, intitulada “Really want to do some winter cleaning? Switch to Outlook.com for the best email experience across all your devices” (Quer fazer uma faxina de inverno? Troque para o Outlook.com para ter a melhor experiência de e-mail em todos os seus aparelhos), foi feita no blog oficial da Microsoft para o Outlook. No título, Mehta faz alusão à decisão do Google de continuar com o suporte ao protocolo nas contas de e-mail corporativas.
O serviço do Gmail em smartphones com iOS e Android não será afetado, pois estes são compatíveis com protocolos de sincronização de e-mail diferentes do EAS. No blog, a Microsoft defende que o EAS é superior por ser o único a sincronizar também contatos e calendário – apesar de existirem outros protocolos dedicados a tais ações, como o CalDAV e CardDAV.
“(A decisão do Google) significa que muitas pessoas que atualmente utilizam o Gmail gratuito encaram uma situação onde talvez prejudiquem suas experiências no uso do e-mail em aparelhos móveis ao trocar para um protocolo que não sincroniza com seus calendários ou contatos, não permite atualizações de novas mensagens e não possui todos os benefícios do Exchange Activesync”, expõe Mehta. “Então, se quiser um e-mail melhor, especialmente no seu celular ou tablet, é hora de juntar-se aos milhões que já escolheram o Outlook.com.”
Microsoft recomenda a usuários que troquem Gmail pelo Outlook (Foto: Divulgação)Microsoft recomenda a usuários que troquem Gmail pelo Outlook ;

O
site The Verge anunciou, sem citar fontes, que a equipe de engenheiros da Microsoft está pesquisando como a decisão do Google vai afetar o Windows 8 antes da empresa comentar com detalhes como contornará o problema.Seja o serviço de e-mail do Outlook superior ao Gmail ou não, a Microsoft precisa pensar rápido numa solução para os usuários do Windows Phone que utilizam os serviços da concorrente. O Google já anunciou que não tem intenções de desenvolver aplicativos para o celular da Microsoft.


Nenhum comentário:

Postar um comentário