A Canonical, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional Ubuntu para PCs, divulgou que a primeira versão oficial da versão do sistema para smartphones será lançada já em fevereiro de 2013. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10), durante a CES 2013.
O primeiro aparelho apto a utilizar o sistema operacional móvel da Canonical, provavelmente, será o Galaxy Nexus - chamado de Galaxy X no Brasil. Ainda não foi divulgada como será a transição entre o Ubuntu e o Android no smartphone, mas a instalação da nova plataforma deverá ser realizada no próprio aparelho, por meio de um download.
O lançamento do Ubuntu para celulares estava marcado apenas para 2014, mas com tantas resenhas e comentários positivos sobre a novidade, a Canonical diz que percebeu que o “Ubuntu é lindo e bom demais para esperar mais um ano para ser lançado”.
A companhia ainda afirma que, mesmo estreando em um smartphone com hardware potente como o Galaxy Nexus, o Ubuntu também poderá rodar em aparelhos mais simples. Independente do gadget, o sistema operacional será capaz de tratar nativamente a linguagem HTML5 para aplicativos web, como é o caso do Google Maps ou Gmail, que podem ser abertos em qualquer navegador móvel.
O Ubuntu é, assim como o Android, criado a partir do Linux. E esta não é a primeira vez depois da plataforma do Google que o sistema operacional do pinguim chega aos smartphones. A Motorola já lançou um celular - conhecido no Brasil como A1200i e no exterior como Motorola Ming - com o Linux. O aparelho, no entanto, não fez muito sucesso, principalmente pela falta de apps e jogos. Porém, como o sistema do Google hoje é o mais popular do mundo, vale dar uma chance também para a novidade da Canonical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário