segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Designer projeta conceito de carro compacto para grandes cidades


O designer português Paulo Encarnação pensou num carro para o futuro. O Urban Pod é um veículo compacto, destinado para rodar no trânsito das grandes metrópoles. O projeto prevê o desenvolvimento do chassi com plásticos biodegradáveis, motorização híbrida e tecnologia de ponta para maior conforto e segurança.
Criação de Paulo Encarnação casa bem com a proposta de vida na cidade grande, como São Paulo (Foto: Divulgação)Criação de Paulo Encarnação casa bem com a proposta de vida na cidade grande, como São Paulo .
As portas do carro foram criadas com o uso de sensores biométricos, que identificam as impressões digitais do usuário e só aí abrem. O interior revela um automóvel compacto, na configuração 1 + 2 (motorista à frente e dois ocupantes atrás). O painel digital muda de cor conforme a situação: fica vermelho em situações de emergência. O para-brisas projeta informações complementares, recurso presente em alguns modelos da BMW.
Painel high-tech avisa motorista em situações de emergência (Foto: Divulgação)Painel high-tech avisa motorista em situações de emergência .
Usando 80% de bioplástico na sua construção, o Urban Pod seria um carro com forte apelo ecológico. Apesar disso, a motorização do compacto aposta na queima de combustível, no caso a gasolina. Híbrido, o projeto do veículo foi desenvolvido para usar, também, uma unidade propulsora movida a energia elétrica.
Além das portas com sensores biométricos, Paulo pensou num conjunto de sensores no que seria o para-choques do Urban Pod. A ideia é que esses sensores mapeiem o percurso do veículo e identifiquem obstáculos no caminho, alertando o condutor. Já o teto é, na verdade, um grande painel fotovoltaico para converter a energia solar em eletricidade, a ser usada pelas baterias.
Bateria pode ser removida (Foto: Divulgação)Bateria pode ser removida .
Na parte traseira, o para-choques entrega espaço para recarga via tomada e a possibilidade de remoção da bateria. Dessa forma, o motorista pode ter duas baterias, uma para usar e outra reserva, carregada, e pronta para substituir a principal em emergências.

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