Engenheiros da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, desenvolveram um protótipo de aplicativo para smartphone que reconhece as emoções dos usuários a partir das suas vozes. O software analisa a entonação da pessoa e identifica se ela está feliz, triste, nervosa ou relaxada.
Se pensado como um complemento para os atuais assistentes de voz, como o Siri do iPhone, o aplicativo poderia mudar todo o padrão de respostas do celular para adequar-se à situação emocional de seu dono.
“A pesquisa ainda está no início, mas é fácil imaginar um aplicativo mais complexo que poderia usar essa tecnologia para ajustar as cores exibidas no celular ou reproduzir músicas que estão de acordo com as emoções do usuário”, explica o professor e engenheiro Wendi Heinzelman.
A tecnologia não é perfeita: a taxa de acerto é de 81% caso o aplicativo seja calibrado para uso pessoal e cai para 30% quando é usado por outra pessoa. Atualmente os cientistas tentam fazer com que o programa reconheça vozes de uma mesma faixa etária ou sexo para torná-lo mais prático em situações cotidianas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário