Depois da eleição norte-americana de 2008, quando Barack Obama o utilizou bastante para divulgar sua campanha à presidência dos Estados Unidos, o Twitter se tornou uma ferramenta valiosa para os políticos. Prova disso é que, segundo um estudo feito pelos especialistas do Digital Policy Council (DPC), 75% dos chefes de estado do mundo têm contas na rede social de microblogs.
O relatório anual do DPC avali um total de 164 países e comprovou que, no ano de 2012, pelo menos 123 deles têm ao menos um chefe de estado com uma conta no Twitter – seja ela pessoal ou oficial, do próprio governo. Um número muito grande e suficiente para comprovar a importância que a Internet ganhou na vida política atual.
Entre todos os chefes de estado que têm perfis nas redes sociais, Obama é o mais acompanhado: são 25 milhões de seguidores. Em segundo lugar, vem Hugo Chávez, da Venezuela, com 3,5 milhões. A presidente brasileira, Dilma Rousseff, também tem o seu perfil no Twitter, com pouco mais de 1,7 milhão de seguidores. Todavia, ela não tuíta desde dezembro de 2010.O crescimento é considerado significativo se comparado a 2011, quando somente 69 dos 164 países tinham os seus mandatários cadastrados na rede social. A adoção do Twitter entre os políticos está em crescimento e, em somente dois anos, o percentual de presidentes na página subiu de 20% para 75%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário