quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Foco no mobile e integração; o que esperar do Facebook em 2013?


A maior rede social do mundo teve um ano marcante em 2012 e entrará para a história doFacebook devido a quantidade de conquistas e novidades lançadas. Uma das grandes novidades do ano foi a chegada da timeline para páginas de empresas. O lançamento feito em fevereiro sacudiu o mercado com novos recursos e ferramentas. Depois vieram mais novidades, chegada à Bolsa de Valores e a incrível marca de 1 bilhão de usuários em outubro.
O que esperar da maior rede social do mundo em 2013? (Foto: TechTudo)O que esperar da maior rede social do mundo em 2013 ? 
Com tantas inovações é difícil pensar em dias melhores para o Facebook. Mas, como ele nunca para, a partir de pequenos lançamentos e melhorias feitas esse ano, exercitamos a ‘futorologia’ e trazemos algumas apostas para o Facebook em 2013.
Foco no mobile
Várias melhorias e novidades foram inseridas ao aplicativo do Facebook para acesso em diversos dispositivos mobile. Para citar alguns exemplos, temos a recente chegada doFacebook Messenger para Androidsincronização de fotos automaticamente e um rumor maior: a compra do WhatsAspp.
Não há dúvida que o mobile seja um grande foco do Facebook. Segundo a própria companhia, até 30 de setembro de 2012, os serviços mobile da rede social contavam com 604 milhões de usuários mensais. Com cada vez mais usuários utilizando os dispositivos móveis para acessar a rede social, certamente muitas novidades nesta área chegarão em 2013.
Integração com outros serviços
A cada dia mais pessoas navegam pela web conectadas ao Facebook. Desta forma, muitas das ações que elas executam fora da rede social podem ser divulgadas em seus perfis. Oleitor social do TechTudo é um exemplo disso, além da máquina da Cielo que faz check-in no Facebook. No entanto, esta integração começa a se intensificar com a criação doFacebook Gifts, uma forma de presentear seus amigos sem sair da rede social.
Segundo a assessoria de imprensa do Facebook, o Facebook Gifts foi lançado em 27 de novembro para um pequeno grupo de usuários dos EUA. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil, mas certamente 2013 será inaugurado por aqui, abrindo ainda mais portas para o varejo dentro da rede social.O recurso começou a ser testado em setembro nos Estados Unidos e chamou muita atenção dos usuários. Com o recurso, é possível comprar presentes e lembranças para seus amigos aniversariantes, pagar e enviar pelo próprio Facebook. Uma operação complexa, já que envolve cobrança, despacho e entrega, por exemplo.
Mais ferramentas para empresas
A aderência das empresas ao Facebook é cada vez maior. De grandes marcas a pequenas empresas, todos veem no Facebook uma oportunidade de negócios. Neste sentido, ele ainda fica devendo em recursos e ferramentas para avaliar o desempenho e retorno das empresas.
Desta forma, novos recursos para mensurar o resultado de anúncios e retorno sobre o engajamento dos fãs são uma das grandes novidades que devem chegar ao Facebook. Segundo Dennis Yu, fundador da Blitzmetrics em entrevista: “ferramentas integradas, como mensuração do comportamento dos fãs e anúncios de acordo com o perfil, como o Google faz, são grandes tendências”.
Melhorias nas buscas
Melhorias nas buscas (Foto: TechTudo)Melhorias nas buscas .
Quem usa o Facebook diariamente sente as dificuldades da plataforma não ter um mecanismo de busca muito eficiente. Se comparado ao Google, é óbvio que o Facebook fica muito atrás. Porém, eles não parecem estar muito preocupados em competir com o Google neste mercado. De acordo com Lars Rasmussen, em entrevista a um jornal australiano, “Eu não posso adivinhar o que acontecerá no futuro, mas não acho que faria sentido para nós, neste momento, começar a pensar em realizar buscas na web. O Google faz isso muito bem”, afirmou.
Entretanto, vários indícios apontam para o investimento do Facebook neste campo. A chegada das buscas na Facebook App Center, apesar de ser um elemento básico a qualquer site que disponibiliza muitas informações, trouxe a reboque os resultados patrocinados. Segundo o site TechCrunch, os resultados patrocinados funcionarão de forma semelhante aos anúncios no Google, onde a compra de palavras-chave poderão ser usadas para exibir o aplicativo nos resultados de pesquisa.
Mais anúncios
É inegável a corrida do Facebook em busca de mais resultados financeiros. A prova disso são as recentes criações para estimular a compra de anúncios pelas empresas e pelos usuários. O grande marco deste avanço na área de publicidade paga foram os lançamentos anunciados na FMC – Facebook Marketing Conference -, no fim de fevereiro. Na ocasião, novos formatos de anúncios foram lançados e, ao longo do ano, mais variações chegaram. Anúncios no Feed de Notícias, tanto na web quanto em dispositivos móveis, são exibidos e oferecem mais oportunidades para as empresas.
Uma de suas grandes apostas no futuro do Facebook em 2013 será justamente o avanço dos anúncios em várias telas.
Segundo Dennis Yu, “Anúncios em celulares, álbuns de fotos, em qualquer lugar, o Facebook será invadido por anúncios. Os usuários chamarão o Facebook de novo Myspace, o que exigirá do Facebook um cuidado especial entre o que os anunciantes querem e a experiência do usuário”.
A prova disso é o recente rumor da compra, pelo Facebook, dos serviços de anúncios da Microsoft e a abertura dos Posts Patrocinados para os perfis. E a confirmação que o Instagram também terá publicidade em futuro breve.
Resumindo
Ao fim de todos estes pontos, as grandes apostas para o Facebook em 2013 estão:
:: No desenvolvimento e melhorias no acesso a rede social via mobile;
:: A integração do Facebook com outros sites ou serviços com o intuito de promover mais vendas e, consequentemente, mais resultados financeiros para empresa;
:: Foco na criação de ferramentas de análise pelas empresas, com o intuito de ajuda-las a entender como o Facebook oferece retorno sobre os investimentos;
:: Melhorias nas buscas com publicidade e para melhorar a experiência do usuário;
:: Mais anúncios, para continuar lucrando e crescendo. Porém, com um grande desafio: como não afetar o gosto dos usuários pela maior rede social.

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