Usuários de produtos da Apple, há dez anos, navegam na Internet pelo Safari. Nesta segunda-feira, 7 de janeiro, o browser completa exatamente uma década de vida nos dispositivos da companhia norte-americana. E o aniversário do navegador acontece durante um cenário bastante competitivo do ramo.
Há dez anos, era complicado imaginar que haveria tantas opções de browsers não somente nos computadores, como também em tablets e smartphones. Atualmente, navegar no Safari não é mais exclusividade de um iMac ou MacBook. Afinal, ele está presente, pré-instalado, também no iPod, no iPad, no iPhone e ainda teve sua versão para Windows.
Por outro lado, o Safari pode ser considerado um dos responsáveis por esse boom do mercado, já que foi com ele que nasceu a primeira engine de renderização baseada no WebKit KHTML.Com isso, o navegador se popularizou bastante, mas nunca esteve perto de ameaçar a competição pelo topo dos mais usados, protagonizada pelos rivais Microsoft Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox.
Quando nasceu, em 2003, o Safari foi a primeira grande alternativa ao Internet Explorer depois de muitos anos de domínio. Atualmente em sua versão 6.0.2, o Safari tem um marketshare estimado em pouco mais de 9%, segundo uma pesquisa realizada pelo site StatCounter, em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário