A Samsung pretende lançar um smartphone com o novo sistema operacional Tizen ainda em 2013. O aparelho com a nova aposta da companhia sul-coreana chegará ao mercado em parceria com a empresa de telecomunicações japonesa NTT Docomo, conforme revelou o jornal Yomiuri Shimbun. O objetivo da fabricante é criar um produto que rivalize com o Androide o iOS.
O Tizen é um OS de código aberto baseado em Linux e derivado do MeeGo, um antigo projeto da Nokia, atualmente supervisionado pela Samsung, Intel e pela Linux Foundation. O sistema é considerado mais aberto que o Android, do Google, que restringe as fabricantes fazerem mudanças em alguns aspectos da plataforma.
A introdução do Tizen também permitirá que as companhias criem seus próprios serviços de compras online, considerado mais difícil no Android e no iOS. Como o sistema será aberto, a expectativa é que o desenvolvimento de aplicativos seja mais fácil.
O Tizen também pode ser usado em outros aparelhos, como televisões e tablets. Os novos modelos produzidos pela Samsung, aliás, já possuem sistemas compatíveis com aplicativos.A Docomo é uma das poucas companhias japonesas que não vende o iPhone, o que fez com que a empresa perdesse clientes nos últimos anos. Com o novo sistema, ela espera reverter as perdas. Um dos objetivos finais da parceria é criar um produto que seja um rival a altura do Google e da Apple, que juntos detêm, atualmente, cerca de 85% do mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário